Localização


Ver mapa maior

Aqui está um pequeno mapa da localização de Sangalhos, minha terra natal. importa ainda dar algumas dicas relativamente ao mapa: perto de Sangalhos fica ainda a Mealhada ( terra do Leitão `a Bairrada ), Aguada de Cima, Avelãs-de-Caminho, Mogofores ( terra do Tony, ex-treinador do Benfica e do José Cid, cantor ).

Espero que esta informação vos seja útil em caso de se deslocarem até cá. Aproveito, e passo a publicidade, para enumerar empresas de renome sedeadas em Sangalhos como é o caso das CAVES ALIANÇA,SA ou mesmo a ESMALTINA,SA, nunca esquecendo, claro, a riqueza patrimonial romana da nossa vila.

A freguesia de Sangalhos, do concelho de Anadia, distrito e diocese de Aveiro, relação de Coimbra, situa-se no cume duma encosta que domina o vale do rio Cértoma, disfrutando, também, de amplo panorama que se estende, do lado Sul até `a Serra do Buçaco e, do Nascente até ao cume da Serra do Caramulo.

A Vila de Sangalhos, a meio caminho entre as Cidades de Aveiro ( 22 Km ) e Coimbra ( 30 Km ), dista em cerca de 7,5 kilómetros a Norte da sede de concelho; a 24 a Sueste da sede do distrito e a 16 a Sudeste da Cidade de Águeda. Confronta a Norte com Oliveira do Bairro; a Sul com Mogofores; a Nascente com Aguada de Baixo e a Poente com Amoreira da Gândara.

A freguesia é servida pela EN235, sendo esta estrada também o acesso de ligação `a estrada nacional número 1 ( IC2 ) a cerca de 2,5 Km a Sul de Sangalhos. Também a serve a estrada municipal número 603, que faz a ligação de São João da Azenha com o Casaínho, Fogueira e Póvoa do Mato, atravessando Sangalhos e fazendo a ligação com Amoreira da Gândara e a estrada EN333.